segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Via Sacra - Segunda estação

O beijo de Judas





"«É aquele a quem Eu der o bocado de pão ensopado.» E molhando o bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes."      Jo 13, 26
                                    

“Aproximou-se imediatamente de Jesus e disse: «Salve, Mestre!» E beijou-o. Jesus respondeu-lhe: «Amigo, a que vieste?»"       Mt 26, 49-50



A passagem transmite-nos um mistério sagrado. Cristo está sereno, pensativo, a sofrer. Tinha dito: «Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco, antes de padecer» (Lc 22, 15). E agora, deixa escapar os seus sentimentos mais profundos: «Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há-de entregar!» (Jo 13, 21).

Jesus olha Judas de frente e ele desvia o olhar. Chama a atenção oferecendo-lhe pão e diz: «O que tens a fazer fá-lo depressa» (Jo 13, 27). Judas sai destroçado  para depois entregar  Jesus com um beijo. Cristo, ao sentir o frio do beijo traidor, sem recriminações, diz: Amigo.

Se estás a sentir o frio da traição, ou o terrível sofrimento provocado pela divisão entre os irmão, recorre a Jesus, que, no beijo de Judas, fez suas as dolorosas traições dos homens.
adaptado de: Via Crucis - JMJ 2011

domingo, 26 de fevereiro de 2012

1º Domingo da Quaresma

"Arrependei-vos e acreditai no Evangelho" Mc 1, 12-15

Tantas vezes ouvi já este apelo: arrepender-se, converter-se...
E sempre julguei que era para os outros. Para aqueles que há anos não põem os pés na Igreja. Ou para aqueles que cometem os pecados mais graves.
Hoje percebo que é um apelo para mim também. Um apelo que é mais do que um vago sentimento. É fazer inversão de marcha, deixar as atitudes velhas e caminhar activamente para Jesus. É deixar de viver entretido com o meu umbigo e procurar empenhadamente uma nova relação de qualidade com Deus e com os outros.



Ainda desta vez me posso converter a Ti?
Quantas vezes estás disposto a abraçar-me e a curar o meu egoísmo?
Quantas vezes mais irás ter paciência para mim?
Que tolo sou em tentar fazer contas com o teu amor, a Ti que és amor infinito!

in "Rezar na Quaresma - Ano B" Edições Salesianas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Via Sacra - Primeira Estação

Última Ceia de Jesus com os discípulos


"Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória.»

Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós.» " 
Lc 22, 19–20

Jesus, antes de tomar o pão, acolhe com amor todos os que estão sentados na sua mesa sem excluir ninguém: nem o traidor, nem o que o vai negar, nem os que fugiram. Ele elegeu-os como novo Povo de Deus. A  Igreja, chamada a ser una.
Unidos à oração de Cristo, oremos para que a Igreja viva unida e em paz; cesse toda a discriminação por causa da fé, e todos os que crêem num único Deus vivam, em justiça e a fraternidade, até que Deus nos conceda a possibilidade de nos sentarmos em torno da sua única mesa.
adaptado de: Via Crucis - JMJ 2011

Quaresma - Caminho de Fé

Ontem iniciamos um importante tempo de transformação interior. A Quaresma é uma oportunidade de reencontrar o equilíbrio, de percorrer um caminho de purificação e de escutar com o coração os convites de Deus.
Também nós iremos acompanhar Cristo neste caminho de Fé publicando vários textos recolhidos que ajudarão a caminhar com e para Jesus. 


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

4ª feira de cinzas

"E o teu Pai que vê no segredo, te dará a recompensa." Mt 6, 1-6.16-18

Começa hoje um tempo para aumentar a qualidade da vida. Para reencontrar o equilíbrio, o entusiasmo. 
Mas valerá a pena tentar? Não ficará tudo na mesma?
Fica tranquilo. Não tenhas medo que (mais) esta Quaresma seja uma perda de tempo: Deus, teu Pai, está contigo.
Ele ampara-te no teu empenho, no teu esforço de mudança.
Sem medo, recebe as cinzas.
Compromete-te fortemente nesta viagem de quarenta dias.


ConTigo, Deus Pai,
terei a coragem de começar.
ConTigo, Deus que és caminho e meta
terei a força para mudar.
ConTigo, Deus que és luz
terei a calma para pensar e rezar.

in "Rezar na Quaresma - Ano B" Edições Salesianas