domingo, 30 de novembro de 2008

O senso comum não é tão comum. (Voltaire)



Dia 20 de Novembro, comemorou-se o Dia Universal dos Direitos da Criança, como o nome, pomposo, indica trata-se de Direitos. Básico e Elementar. Porém numa sociedade que corre e não pára a pensar, numa sociedade tão tecnologicamente avançada (será?) o que é básico e elementar confunde-se com o retrógrado. E, assim, continuamos como quando as Nações Unidas resolveram compilar os Direitos da Criança.

- Só na última década dois, sim DOIS, milhões de crianças foram mortas em conflitos armados; seis milhões foram feridas e mutilados e mais de um milhão ficou órfã de pais.
E se PORTUGAL vive-se uma guerra com dois milhões de mortos, seis milhões de feridos e um milhão de órfãos....Espera lá!!! Dois+seis+um=nove milhões Ufa!!! Fiquei assustado, à primeira vista diria que Portugal desapareceria do mapa, mas afinal não, sobrava um milhão de habitantes. Reconfortantes estes números, não???
- Mais de 500 mil crianças foram obrigadas a converter-se em soldados ou em escravos sexuais. Mais que a população do concelho de Lisboa. Assombroso!!
- Existem em 87 países mais de 60 milhões de minas terrestres, as crianças são as principais vítimas, 10 mil todos os anos. TODOS OS ANOS!!!!
- A cada 14 segundos uma criança fica orfã de pai ou de mãe, devido ao flagelo do SIDA. Em cada minuto quantas vezes cabem 14 segundos ? E já agora, uma hora, tem quantos minutos? Façam as contas, pois nunca fui muito bom a matemática. Eu ajudo, até 2010 serão 30 (TRINTA) milhões, com menos de 15 anos órfãs de pai ou mãe. É só a população da Espanha.

- Das cerca de 10 milhões de crianças que todos os anos morrem, 1/5, cerca de 2 milhões, poderiam ser salvas, pois morrem de doenças comuns e nada fatais no, dito, primeiro mundo. A saber:
- Sarampo: 700 mil
- Pneumonia: 450 mil
- Hepatite: 500 mil a 1 milhão

- Meningite: 60 mil
A vacinação, antibióticos ou mesmo a água potável poderiam resolver alguns deste problemas.
Vale a pena pensar nisto, ou será que estou errado?

E já agora, desde finais da década de quarenta, quando as Nações Unidas criaram estes "Direitos" a situação para as crianças tem vindo a piorar, imaginemos agora que não existia um "corpo de Leis" apenas dedicado à defesa das crianças. Quais seriam os números???

0 comentários: