No fim-de-semana de 10 e 11 de Janeiro realizou-se no Seminário dos Missionários da Consolata, em Fátima, a 2ª Sessão do Programa de Formação de Voluntariado Missionário, proposto pela Fundação Evangelização e Culturas e os Institutos Missionários Ad Gentes.Sob o tema “Voluntariado e Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento” os participantes começaram o dia de sábado reflectindo sobre as suas motivações para partir em missão e sobre o conceito de desenvolvimento. A reflexão, conduzida por Luís Mah (coordenador da Campanha do Milénio-Objectivo2015), levou a um debate sobre os novos paradigmas do desenvolvimento dos povos, onde foram apresentados os 8 Objectivos do Milénio, bem como as principais razões que impedem esse mesmo desenvolvimento (qualidade da ajuda, dívida externa, comércio) e qual pode ser o papel dos voluntários nestas questões. O Pe. José Augusto Leitão (Missionário do Verbo Divino) apresentou a forma como a Igreja em Portugal se tem envolvido nas grandes problemáticas internacionais para o desenvolvimento dos povos, através do trabalho de pressão e lobbying realizado pela Antena Fé e Justiça África-Europa.
A manhã de domingo foi dedicada aos projectos de cooperação para o desenvolvimento, onde a Joana Portela (Leigos para o Desenvolvimento) deu a conhecer aos participantes a noção de ciclo de projecto e os principais aspectos a ter em conta quando se realiza um projecto de cooperação para o desenvolvimento. A sessão contou ainda com os testemunhos de 3 voluntárias que estiveram em missão e que partilharam com os voluntários que se preparam para partir a sua experiência. Foram elas Ana Maria Santos – Juventude Hospitaleira, Moçambique (13 meses); Celine Pedro – Grupo Ondjoyetu, Angola (3 meses); e Sara - Grupo Ondjoyetu, Angola (1 ano).
in: http://www.fecongd.net/
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
2ª Formação do Voluntariado Missionário - FEC
Olá a todos!
No inicio do ano vivemos mais um encontro de preparação para o "nosso" projecto. Lentamente caminhamos para a grande semana missionária...
Fica cá o resumo do calor e da esperança que se vive em cada um destes encontros.
0 comentários:
Postar um comentário