Num ano de missão, tal como eu também milhares de jovens de várias partes do mundo estivemos juntos, durante 4 dias, para procurarmos as fontes da Alegria cristã!
No Porto, os jovens vindos dos vários países foram divididos pelos 39 centros de acolhimento. Na minha paróquia, Pedroso, foram acolhidos aproximadamente 40 jovens e foram muitas as famílias que se disponibilizaram a acolher estes jovens que vieram para rezar, rezar a Jesus Cristo por um mundo melhor, por um mundo em que abunde a Paz. Depois de os recebermos, a dada altura apercebi-me que estava a falar com pessoas desconhecidas, mas parecia que já as conhecera há algum tempo. Foi engraçado como se construíram amizades!
Entre muitos outros eventos como um concerto de música portuguesa tradicional, workshops, Eucaristias, momentos de reflexão e partilha, também um momento muito especial de oração.
Foi num ambiente muito peculiar que nos juntamos e vivemos o espírito da oração de Taizé cantando com todo o fulgor e paixão a Cristo, e silenciosamente falando com Ele. Nestes momentos de oração, o Irmão Alois, prior da comunidade de Taizé, lia a "Carta da China" redigida pelo próprio e, a partir desta, reflectia acerca dos dias de hoje e apelava pela Paz no Mundo! No final da oração comunitária, os que desejaram aproximaram-se da cruz e colocando a testa sobre esta, confiaram a Deus os seus fardos e o sofrimento do mundo.
Foi sem dúvida uma experiência muito enriquecedora.
0 comentários:
Postar um comentário