domingo, 3 de março de 2013

Conclave Papal



Um Conclave é a reunião magna de todos os Cardeais para elegerem o novo Papa. Parece-me que irá começar no dia 15 de Março. Bento XVI, muito honestamente, renunciou por incapacidade física. Agora, esperamos o seu sucessor.
Na Internet, vi que o Cardeal português Manuel Monteiro de Castro terá afirmado que não deveria ser eleito nenhum dos actuais Cardeais. Compreendo o que pretendia dizer: que todos são suficientemente idosos para poderem corresponder à missão que é entregue a um Papa. Fiquei feliz por ter lido isto.
Não há dúvida de que a atitude de Bento XVI deverá fazer repensar muita coisa na Igreja. Recordo-me de um filme – “Roma” – de Fellini, em que, à entrada num Conclave, um Cardeal perguntou a um colega: “ que te parece tal Cardeal para Papa?” E a resposta do outro foi: “é demasiado jovem, porque tem 80 anos!”.
Os Bispos residenciais são obrigados a resignar aos 75 anos. Porque não estender essa lei aos Papas? É que ser Papa implica muito mais desgaste que ao Bispo residencial, já que a sua ”Diocese” é a Igreja inteira. Quando Cristo escolheu S. Pedro, imagino que ele ainda não tinha 40 anos…
Isto não é uma crítica às Igreja que eu muito amo e à qual entreguei toda a minha vida. É uma reflexão feita com toda a liberdade que a fé e a inteligência me dão.
No entanto, independentemente do que penso, aceitemos da melhor maneira o futuro Papa e peçamos ao Senhor por ele para que cumpra da melhor maneira a sua missão. 

Pe. Álvaro Teixeira, cmf

0 comentários: