terça-feira, 27 de março de 2012

Via Sacra - Décima Estação

Jesus é pregado na cruz


          
«Chegaram ao lugar chamado Caveira e ali o pregaram numa cruz, bem como aos dois criminosos: um à sua direita e o outro à sua esquerda.» Lc 23, 33

Tinham conduzido Jesus até ao Gólgota. Não ia só, acompanhavam-no dois ladrões que também seriam crucificados. «E crucificaram com ele outros dois homens, um à esquerda e outro à direita de Jesus.» (Jo 19, 18). Que imagem tão simbólica! O grande pecado do mundo é a mentira, e Jesus é condenado por dizer a Verdade: ser Filho de Deus. A verdade é o argumento para justificar a crucificação. É impossível descrever o que sofre fisicamente o corpo de Cristo pregado na cruz, o que sofre moralmente ao ser crucificado nú entre dois ladrões e emocionalmente, ao ser abandonado pelos seus.

Jesus na cruz acolhe o sofrimento de todos os que vivem “pregados” a situações dolorosas, como tantos pais e mães de família, e tantos jovens, que, por falta de trabalho, vivem na precariedade, na pobreza e na insegurança, sem os recursos necessários para dar às suas famílias uma vida digna.
adaptado de: Via Crucis - JMJ 2011

0 comentários: