quinta-feira, 1 de março de 2012

Via Sacra - Terceira Estação

Negação de Pedro



"«Darias a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo, antes de me teres negado três vezes!»Jo 13, 38
            
E, vindo para fora, chorou amargamente."       Lc 22, 62


Um cristão tem que ser forte. E ser forte não é não ter medos, mas saber vence-los.

O cristão forte não se esconde por vergonha de manifestar em público a sua fé. Jesus avisou Pedro: «Simão! Simão, olha que Satanás pediu para vos joeirar como trigo, mas eu roguei por ti» (Lc 22, 31). «Eu te digo, Pedro: o galo não cantará hoje sem que, por três vezes, tenhas negado conhecer-me.» (Lc 22, 34). E o apóstolo, por temer,  negou-o dizendo: «Não o conheço» (Lc 22, 57). Jesus, ao passar por Pedro num dos pátios, olha-o…, ele estremece recordando as suas palavras…, e chora com amargura a sua traição. O olhar de Deus muda o coração, mas temos de nos deixar ser cativados.

Com a negação de Pedro, o Senhor põem os seus olhos nos cristãos que se envergonham da sua fé, que não têm coragem de defender a vida desde o seu inicio, até ao seu final natural. O Senhor olha-nos para que, como Pedro, tenham a coragem e a convicção para testemunhar aquilo em que acreditamos.
adaptado de: Via Crucis - JMJ 2011

0 comentários: